Como preparar seu imóvel para locação por Temporada

 

Todos que possuem um bem imóvel o qual não estejam utilizando, desejam aproveitar a oportunidade para gerar algum resultado financeiro com seu patrimônio, visando também ajudar no orçamento de despesas fixas mensais que um imóvel possui, sejam elas contas, tributos, ou despesas de manutenção.

 

Todavia, não se pode esquecer que, muito embora a Cidade Maravilhosa passe por épocas de Alta e de Baixa Temporada, não é só o trabalho da Agência, ou o período do ano, que irão ter influência para boa procura do bem imóvel a ser oferecido. Também não será a boa localização, bom padrão do prédio e metragem do imóvel, os únicos fatores a tornarem as locações mais bem sucedidas ou não. Um dos grandes fatores a se observar pelo proprietário, ao desejar locar o imóvel, é o estado, conservação e arrumação do mesmo.

 

Preparar o imóvel de forma coesa, é o primeiro passo para o bom êxito do trabalho. 

Evite pintar o imóvel com cores muito fortes, ou escuras. Pintura em dia é fundamental entre um período e outro de locações de seu imóvel. O ideal é tons claros, e neutros, para tentar agradar ao maior número de possíveis locatários.

 

Não deixe objetos pessoais ou de cunho afetivo no imóvel, tais como fotografias, livros e similares.

Um ambiente aconchegante não significa um apartamento repleto de enfeites, mobiliário em excesso ou detalhes em demasia. A simplicidade deve ser aliada à funcionalidade na hora de preparar um apartamento para locações de temporada.

 

Evite decorá-lo com móveis grandes demais, ou muitos enfeites e adornos (vasinhos, bonecos de porcelana, esculturas e demais objetos similares). O imóvel deve conter o básico para uma boa locação, o que também ajuda na conferência dos itens junto ao locatário. Quadros na parede também são ótimos para decoração, pois é sempre desagradável ver ''paredes vazias''. Entretanto, devem ser colocados sem demasia.

 

Cozinha completa é a que contem microondas, fogão, geladeira, talheres e objetos funcionais suficientes para o provável numero de ocupantes que seu apartamento pode ser locado. Portanto, evite tanto a falta, como o excesso, de materiais como talheres e demais utensílios (potes, panelas e etc.).

 

Quanto mais recursos o imóvel oferecer, maior chance de boas locações. É imprescindível possuir aparelhos de ar-condicionado nos dormitórios (e na sala se possível), que não façam ruído excessivo. Ventiladores de teto também são boas opções secundárias em caso de um locatário que prefira estes ao ar-condicionado.

 

Faça com uma operadora, um bom pacote de TV por Assinatura (se possível com alguns canais estrangeiros) + Internet Wi-Fi. Telefone não é necessário, pois não é um serviço procurado. Já Luz e gás são despesas usualmente calculadas e cobradas do inquilino à parte do aluguel, ao final da locação.

 

O imóvel também deve possuir enxoval para uso do locatário, acrescido de outro jogo como reserva. Ideal são peças brancas, ou com tons sem muitas estampas, o que facilita a conferência e limpeza.

Obviamente, todos os itens do apartamento deverão receber manutenção periodicamente, desde a pintura, até os bens que o guarnecem. Os locatários não se agradam de visitar um imóvel com aparência de muito usado, ou mal conservado.

 

Além de todas estas dicas, é altamente indicada a intermediação da Habitalar, pois possuímos corretores que também são advogados, o que garante locações com o máximo de segurança na idoneidade a exigir dos proponentes locatários. Na hora de alugar um imóvel, não há uma regra absoluta de quais exigências a fazer dos proponentes moradores, cabendo esta análise sempre específica ao caso. Os proprietários dos imóveis que administramos, ficam totalmente despreocupados em relação à intermediação que realizamos, o que se reflete em mais de duas décadas de trabalho bem sucedido da empresa.

 

Colocando tais dicas em prática, e autorizando intermediação da Habitalar, seu patrimônio estará sendo oferecido a locações por profissionais responsáveis e experientes no ramo imobiliário e cível, o que proporciona maior segurança para ambas as partes.